quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

[Resenha] Até Você Ser Minha - Samantha Hayes

Autora: Samantha Hayes
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Until You're Mine

A assistente social Claudia Morgan-Brown está prestes a realizar o sonho de sua vida: vai dar à luz uma menininha. Apesar da ausência do marido ao longo da gravidez – James é oficial da Marinha e fica semanas e até meses longe de casa –, ela mal pode esperar para segurar seu bebê nos braços após várias tentativas e perdas. 

Porém, as diversas tarefas de Claudia, além da responsabilidade de cuidar dos gêmeos Oscar e Noah, filhos do primeiro casamento de James, deixam o casal preocupado. A próxima partida de James se aproxima, e eles decidem contratar uma babá.

Zoe Harper quer muito o emprego. Com as melhores recomendações, ela conquista os gêmeos e se muda para o lar do casal. Mas Claudia logo percebe que a mulher tem outros motivos para se aproximar da família. As suspeitas de Claudia se transformam em verdadeiro terror quando começa a ocorrer uma série de ataques brutais a mulheres grávidas na cidade. Imersos em problemas familiares, os investigadores Lorraine Fisher e Adam Scott são forçados a deixar suas questões de lado e correr contra o tempo para encontrar o assassino antes que ele cometa mais um crime.

Resenha:

Ela está sozinha e vulnerável. E tem algo que outra pessoa quer. A qualquer custo.

Desde quando a Intrínseca anunciou a publicação desse thriller, fiquei curioso para lê-lo, pois além da capa ser muito bonita, o plot principal é bastante cruel e combina perfeitamente com o gênero. Apesar de ter vários pontos a seu favor, Até Você Ser Minha não foi uma experiência totalmente boa.

Começando pela trama, que é uma montanha-russa. Por mais que o início nos deixe curioso e preocupado com o que pode acontecer à protagonista, Claudia, a metade é completamente arrastada, dificultando e muito a leitura. São situações que em quase nada acrescentam à história, principalmente as cenas onde Claudia sente-se "oprimida" pela presença de Zoe, mas nada faz para tirar suas dúvidas. Mas o final é o grande ponto positivo da história. Diferente de Gelo Negro, por exemplo, Até Você Ser Minha consegue nos enganar até o momento onde tudo vem à tona e vemos que nem tudo era o que parecia ser. De fato, já esperava algum plot twist por conta da sinopse entregar mais do que deveria, mas Samantha Heyes consegue surpreender e amarrar todas as pontas apresentadas no livro.

Outro ponto positivo da autora é o modo como ela entrelaça todos os personagens. Todos, sem exceção, possuem alguma conexão, que vamos descobrindo ao passar das páginas. Mas como nem tudo é totalmente bom, é justamente com os personagens que o livro carrega pontos negativos. A narração é dividida entre Claudia, Zoe e Lorraine, e as três despertaram sentimentos diferentes em mim. Enquanto ora simpatizava com Claudia, ora a achava irritante; "gostei" de Zoe e todo o modo como ela vai calculando seus passos em busca de seu objetivo. Mas Lorraine, eu detestei. A personagem é aquele tipo irritante que reclama da própria vida, mas que não faz nada para mudar a situação. Além da já citada metade monótona do livro, os capítulos da investigadora são os mais chatos.

Vi muita gente reclamando também da narração, pois de Claudia e Zoe são em primeira pessoa mas os capítulos não identificam quem é com nomes ou algo do tipo, o leitor que descobre. Particularmente, isso não me incomodou e foi fácil desde o primeiro a saber quem era narrando. E esse modo intercalado se mostrou extremamente necessário nos capítulos finais. E, por fim, outro ponto positivo de Samantha é mostrar a psicopatia do ser humano e como cruel ele pode ser para alcançar seus objetivos.

No geral, gostei da trama e da resolução do caso. Minhas únicas decepções foram a perda de ritmo em algumas páginas, Lorraine e poucos crimes envolvendo grávidas - pela sinopse, acreditava que seriam bem mais do que foram. Para quem não sabe, o livro faz parte da trilogia DCI Lorraine Fisher, onde cada um é um caso independente apenas com a participação de Lorraine na investigação. Como não gostei nem um pouco da personagem, acho que não me arriscarei nos próximos - que talvez nem cheguem a ser lançados pela Intrínseca, em vista que esse primeiro volume estava naquela promoção de 9,90 da Americanas, o que significa que não vendeu bem. Mas toda a trama de Claudia é concluída aqui mesmo, então você pode ler sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário