sábado, 26 de novembro de 2016

[Resenha] Gossip Girl - Não Me Esqueça | Cecily Von Ziegesar

Autora: Cecily Von Ziegesar
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Classificação: 5/5 estrelas
Título Original: Gossip Girl - Don't You Forget About Me

Contagem regressiva para o início da faculdade! Em apenas dez dias, Blair, Serena, Nate, Dan e Vanessa deixarão o Upper East Side. E isso tem alguns significados: festas escandalosas de fim de verão, beijos agora-ou-nunca e até um adeus de partir o coração. Em Não me esqueça, aguardado último volume de Gossip Girl, todos estão fazendo planos para a vida independente, mas alguns segredos podem mudar vários destinos.

Nota: A resenha poderá conter spoilers dos livros anteriores (todos mencionados no final da resenha). Leia por sua conta e risco!

Resenha:

Quem vai ganhar o coração de N.?

Antes de tudo, vamos esclarecer que esse não é o último livro definitivo da série. Depois dele, Cecily Von Ziegesar escreveu mais dois (Só Podia Ser Você, uma prequel que se passa bem antes do primeiro livro; e Eu Sempre Vou te Amar, que se passa alguns meses após Não Me Esqueça), portanto nossa jornada com o Blair, Serena, Nate, Dan e Vanessa ainda irá durar mais algum tempo. Mas agora vamos voltar ao foco que é esse décimo primeiro volume, que foi tão bom quanto os anteriores.

Algo que sempre achei ruim foi Cecily não trabalhar o triângulo Serena-Nate-Blair. Sim, desde As Delícias da Fofoca, nós sabíamos que eles eram ligados, mas Blair sempre teve "mais" chances com Nate, já que nunca tivemos um real desenvolvimento entre Serena e ele. Então, Cecily ceder várias cenas dos dois, antes tarde do que nunca. Não digo que foi lá o melhor desenvolvimento de um triângulo, mas foi de um modo único, que condiz com o tom que a série carrega desde o primeiro livro. Ora os sentimentos de Nate pareciam algo sério, em outra apenas capricho.

Particularmente, não acredito que ele ame mesmo as duas como diz, apenas sente atração física por ambas, que tem características distintas e que ele "aprecia" em uma garota. Apesar disso, gostei do final proposto pela autora e isso foi um ponto bem positivo, pois os três são meus personagens favoritos tanto aqui como na série de TV. Mas antes do gran finale dos três, acompanhamos seus plots próprios e são partes interessantes, principalmente as de Serena e Nate - no de Nate tivemos a introdução de Chip, um capitão aposentado da marinha que teve ótimas sequências com ele.

Além deles, tivemos, claro, Dan e Vanessa. O primeiro continuou com o plot do livro anterior, questionando sua sexualidade, mas aqui temos a adição de sua mãe, Jeannette, que rendeu momentos engraçados e surreais, que só a série sabe fazer. O final de tudo isso é meio óbvio desde o livro anterior, mas mesmo assim valeu a pena. Por outro lado, esse plot deixou Vanessa chata por alguns capítulos; seus momentos com a irmã, Ruby, foram bem melhores. E ainda no núcleo do Upper West Side, tivemos o retorno de Jenny, o que foi uma surpresa, pois só esperava sua participação na história por meio de e-mails, como em Eu Não Mentiria Para Você.

Por fim, mas não importante, esse livro introduziu os trigêmeos protagonistas da nova série spin-off Os Carlyle, Baby, Avery e Owen. Não vimos quase nada dos três, apenas sua chegada sendo narrada pela Gossip Girl, mas já estou bastante animado para vê-los. A única decepção em relação à esse volume foi ele não ter mencionado o futuro de Chuck - apenas que ele terminou com certo personagem. Quem leu os livros sabe que ele não é importante aqui, mas merecia ao menos uma nota final sobre para onde iria.

Mas o importante é que Cecily conseguiu fechar bem a série e, mesmo que você não chegue a ler os próximos livros, o final desse volume deixa a sensação de que tudo foi concluído entre os personagens que acompanhamos e amamos por todos esses anos.


------

#9 - Vai Sonhando 
#11 - Não Me Esqueça
#12 - Só Podia Ser Você: O Início
#13 - Eu Sempre Vou Te Amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário