sábado, 2 de abril de 2016

[Resenha] Escola Noturna - C.J. Daugherty

Autora: C.J. Daugherty
Editora: Suma de Letras
Páginas: 336
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Night School

Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos. A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos. 

Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata. Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo.

Resenha:

Quando todos estão mentindo, em quem você confia?

Escola Noturna foi um livro que sempre me despertou curiosidade pela capa e o próprio título. E como ele estava com um ótimo preço na Black Friday, não resisti e comprei o primeiro volume. E após a leitura, posso afirmar com todas as certezas que quero mais dos alunos da Escola Cimmeria.

Começando pela história em si, ela realmente consegue prender a atenção do leitor. Não descansei enquanto não descobri o que era a tal Escola Noturna e quando recebi essa resposta, fiquei surpreso pois em nenhum momento pensei que poderia ser isso. Esse é o típico livro que qualquer informação pode tirar o suspense da história. E além da história em si, a Escola Cimmeria é misteriosa e incomum. C.J. soube descrever tão bem o local que é fácil imaginar que ele realmente existe. Arrisco até a dizer que é um dos melhores cenários de livros que eu já li.

Os personagens são outro mérito da autora. Allie não é nenhum pouco parecida com as protagonistas de romances Young Adult que apostam no sobrenatural, que sempre são retraídas e quase em depressão. Allie até tem suas fraquezas, mas nunca deixa esse seu lado falar maior, o que a torna uma personagem verossímil. Além disso, sempre é citado na história o porquê de Allie ter ido para a Cimmeria, já que todos os alunos só estão lá porque suas famílias estudam no local há gerações - e até onde a garota sabe, ninguém da sua frequentou a escola. Já Carter cai no clichê de bad boy misterioso que vai mostrando aos poucos seu verdadeiro eu, mas apesar disso é fácil gostar dele. Os outros personagens também são bem desenvolvidos, mas pelo tom da história, acabamos desconfiando de todos à todo tempo, o que nos impede de identificar-se mais com eles.

Entretanto, apesar de seus pontos positivos, Escola Noturna também peca em alguns. Mesmo sendo um livro médio, com pouco mais de 300 páginas, algumas passagens poderiam ter sido cortadas e não afetaria em nada a história principal, pois tais cenas só focam na vida amorosa de Allie (sim, tem o famoso e clichê triângulo amoroso! Ainda assim, gostei da leitura e o final me deixou curioso para os próximos, que espero ler em breve. E se, claro, a Suma de Letras publicá-los rapidamente, já que até agora só estão disponíveis no Brasil os dois primeiros livros - a série tem cinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário