terça-feira, 28 de julho de 2015

[TAG] Amizade Literária


E aí, pessoal. Há muito tempo eu queria trazer tags para o blog, mas sempre tinha preguiça de responder porque para mim, elas funcionam mais em formato de vídeo, mas resolvi trazer esse "quadro" para o blog. E a escolhida para começá-lo é a Tag Amizade Literária, criada pela Mi do blog Recanto da Mi. Vocês podem conferir a tag da Mi clicando aqui.

Ela consiste em citar amizades que conhecemos por meio dos livros. Vamos lá?! Se eu tiver feito resenha do livro mencionado, ela estará presente no título do mesmo. PS: As respostas podem conter SPOILERS dos livros lidos, então leia por sua conta e risco!



1. UMA AMIZADE QUE COMEÇOU NA INFÂNCIA:

Cidades de Papel - John Green (Editora Intrínseca).

Ok, eles se separam na adolescência e a Margo não é lá um exemplo de amizade, mas adoro a forma como John Green escreveu a cena final do livro com os dois frente à frente - além de que, por bem ou mal, Margo foi a responsável por ensinar a Quentin que só conseguimos o que queremos se nos arriscarmos.

2. UMA AMIZADE DOS TEMPOS DE ESCOLA:

Quem é Você, Alasca? - John Green (Editora Intrínseca).

A amizade que une Miles, Alasca e Chip (ou Bujão, Alasca e Coronel, como preferirem) é muito legal de se acompanhar. Assim como em Cidades de Papel onde Quentin pouco conhecia realmente Margo; Miles pouco conhece a verdadeira Alasca, mas isso não a impede de transformá-lo e mostrá-lo que ele não é o perdedor que realmente acreditava ser.



3. UMA AMIZADE QUE SE TRANSFORMOU EM AMOR:


Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern (Editora Novo Conceito)

Esse livro também se encaixaria na primeira pergunta, mas que melhor amizade para essa questão se não Simplesmente Acontece que se tornou um dos livros favoritos da minha vida? Sem dúvidas, os caminhos que fazem Alex e Rosie se afastarem e nunca conseguirem ficar juntos deixam qualquer leitor à ponto de arrancar os cabelos. Assim que você vê o livro, se assusta com seu tamanho, mas é impossível não se apegar ao casal e aos personagens secundários, tanto que com o fim do livro, você quer mais do que as 448 páginas que constam na obra.

4. UMA AMIZADE ENTRE IRMÃOS:

Reunião Sombria - L.J. Smith (Galera Record).
Livro 4 da série Diários do Vampiro.

Nos dois primeiros livros, Damon se mostra uma pessoa perversa e disposta a tudo para destruir Stefan. Mas é interessante observar a partir do terceiro que ele realmente se importa com o irmão mais novo, e prova isso ao salvá-lo (e quase morrer) de Klaus no quarto volume. Não tive a chance de ler os livros da segunda trilogia da série, mas se a amizade e amor dos irmãos um pelo outro for tão grande como no seriado de TV só vai fazer mais juz eles estarem nessa categoria.


5. UMA AMIZADE QUE NASCEU DE UMA DISPUTA:

A Elite - Kiera Cass (Editora Seguinte).

Enquanto todas as garotas disputavam entre si para ver quem ganharia o coração de Maxon, America e Marlee acabaram criando uma forte amizade e se ajudando na competição em A Seleção. Isso foi provado pelo ato impensado e corajoso de America ao tentar salvar a amiga de ser açoitada em nesse volume. E A Herdeira só mostrou o quanto essa amizade continua firme e forte vinte anos depois.

6. UMA AMIZADE QUE VIROU UMA INIMIZADE:

Estrela da Noite - Alyson Noël (Editora Intrínseca).
Livro 5 da série Os Imortais.

Uma dos dois únicos amigos de Ever, Haven acabou se tornando sua principal inimiga ao pensar que a menina foi responsável pela morte de Roman. E pior: assim como a ex-amiga, Harper também havia virado uma imortal, ou seja, teria chances e poderes iguais para destruí-la. O embate delas começa no quarto livro, Chama Negra, mas é nesse volume que a vingança de Haven começa e Ever vê que a amiga não vai medir consequências para destruí-la.

7. UMA AMIZADE QUE VAI DEIXAR SAUDADES:

Fallen - Lauren Kate (Galera Record)

Quem leu Fallen, sabe que a amizade de Luce e Penn começou no instante segundo que as duas se conheceram. Penn foi o porto seguro de Luce na Sword & Cross, principalmente quando os mesmos problemas do passado voltaram a assombrar a garota. E é por isso que o final do livro deixa um gosto amargo para quem torcia pelas duas.

8. UMA AMIZADE PARA A VIDA TODA:

Finale - Becca Fitzpatrick (Editora Intrínseca).
Livro 4 da série Hush, Hush.

Finale não pode ser lá o melhor livro da série e eu só estou citando ele nessa categoria porque nenhum outro me veio à mente. Mas seu final mostra que a amizade de Nora e Vee continuará tão forte quanto foi desde o primeiro livro. As duas passam por várias situações perigosas nessa saga, principalmente em Sussurro e nesse volume final.


9. UMA AMIZADE "ANIMAL":

Marley & Eu - John Grogan (Editora Ediouro).

Li esse livro há muitos anos (mais de seis, para ser exato) porque adorei a adaptação cinematográfica. Não lembro se ambas obras possuem alguma diferenças e o filme é mais vivo em minha mente. Porém em filme ou livro, a amizade de Marley e John é linda e tocante, principalmente a lição final do livro, onde às vezes não damos valor ao que temos e quando a perdemos, vemos o quanto ela era crucial em nossas vidas.

10. UMA AMIZADE SEM PRECONCEITOS de sexo, de idade, de raça, de religião, etc:

Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira (Editora Seguinte).

Aqui não temos não só uma, mas como um grupo de amigos. Laurel, Hanna, Natalie, Tristan e Kristen se conhecem e se unem por interesse e status, mas com o passar do livro vemos que os cinco realmente se ajudam e a amizade se tornou um forte elo que eles tentarão manter mesmo que a vida os leve para caminhos diferentes.



E vocês, o que colocariam em cada opção? Respondam nos comentários ou em seus blogs e mandem o link, vou adorar ver ;).

Nenhum comentário:

Postar um comentário