sábado, 28 de fevereiro de 2015

[Resenha] Bela Maldade - Rebecca James

Autora: Rebecca James
Editora: Intrínseca
Páginas: 302
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Beautiful Malice

Após uma horrível tragédia que deixou sua família devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se ela é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada...



Resenha:

A amizade pode ser mortal.

Conheci esse livro na Bienal do Ceará no finalzinho de 2014, e a capa me seduziu no mesmo segundo. Então, quando li a sinopse da história foi impossível não comprá-lo, pois eu amo os filmes Mulher Solteira Procura e Colega de Quarto (se vocês não viram nenhum, corram!) e o livro parecia ter uma pegada bem parecida. Mas ao terminar a leitura, vi que não foi bem assim...

Começando por Alice, ela é a melhor personagem do livro, sem dúvidas. Ela realmente consegue persuadir e manipular as pessoas ao seu redor. Nos primeiros capítulos, a garota é maravilhosa com Katherine mas depois não esconde seu verdadeiro caráter, seja humilhando Robbie - seu melhor amigo que é apaixonado por ela - ou a própria Katherine. Sempre, claro, pedindo desculpas depois e dizendo que se arrependeu e a tonta da Katherine continua caindo. Mas me decepcionei com o nível de loucura da personagem.

Ela realmente usa e abusa de humilhações, mas Rebecca de Colega de Quarto é muito mais insana mentalmente que ela, por exemplo - inclusive, imaginei a Leighton Meester como a Alice, pois ela arrasou no filme citado. É só no final que Alice parte para o ''tudo ou nada'' e a cena, na minha opinião, não causou um impacto tão grande como eu esperava. E posso dizer que achei a revelação final super previsível? Na metade do livro, eu já imaginava essa ligação entre o passado e o presente de Katherine, então, também não me surpreendi com isso.

E falando nela, mesmo que Alice roube todas as cenas, Katherine também é uma boa personagem. Não morri de amores ou me identifiquei com ela, mas torci para que ela conseguisse sair de isso sem maiores danos. E também achei interessante que apesar de dar uma segunda chance à Alice e esta novamente a magoá-la, ela se afastou - diferente de muita gente que morre dando milhões e milhões de chance. Fiquei bastante triste com seu primeiro final, mas bastante feliz com a surpresa que a vida lhe deu com o passar dos anos, pois não achei forçado.

Agora focando na escrita da Rebecca, eu a achei crua e maçante no começo, mas com o decorrer dos capítulos, ela não me incomodou tanto. Também achei um pouco confuso a divisão da história entre passado, presente e futuro, pois em alguns momentos só sabemos em que tempo está bem depois de começarmos o capítulo. Mas ela me convenceu com o acidente que aconteceu com Katherine, mostrando o pavor da personagem em reagir e sofrer consequências mais graves e em vários momentos, eu lia mais algumas páginas para ver o que Alice ia aprontar.

Por fim, focando na capa (SIM, eu precisava falar dela), que trabalho maravilhoso o da Intríseca, não é?! A capa seduz o leitor assim como Alice, e achei isso bem legal. A versão americana é do mesmo jeito, mas possui uma cor diferente. Até agora não me decidi qual a mais linda. E é isso, pessoal! Não me convenceu tanto, mas também não odiei. Mas se existisse um livro baseado em Colega de Quarto, certamente barraria esse num piscar de olhos. Sim, vocês precisam assistir esse filme porque é muito bom, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário